quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Vai ter mais alguma avaliação?

Como se não bastassem as provas para serem elaboradas e corrigidas, as atividades de reforço e outras coisas que são pertinentes do universo escolar, agora são as avaliações que os governos federais, estaduais e municipais instituiram para "inglês ver".
Nada contra as avaliações em si. Creio que elas são importantes quando queremos estabelecer metas e diretrizes e quando temos o real desejo de corrigir falhas no processo educativo.
Afinal de contas se os alunos forem bem na "maratona" de provas, o mérito será do governo, independente do partido político. Caso contrário, a culpa será como sempre do professor pelo fracasso do aluno.
O mais interessante é que o que é exigido nestas provas, não deve ser exigido em sala de aula. Incoerência? Pois é, também acho. No começo do ano letivo é sempre a mesma argumentação: " o importante é que o aluno saiba ler e escrever e que saiba as quatro operações fundamentais"...
E nas avaliações pedem até para se calcular o perímetro...
Concluindo, logo teremos gente criando cursinhos para alunos de 1ª à 4ª série se prepararem para as avaliações federais, estaduais e municipais.
Alguém duvida?

Nenhum comentário: